Quadras esportivas: como construir

Você pode ter uma quadra no quintal. Respeite suas medidas, escolha o melhor piso e capriche na iluminação.

 

Piscina e churrasqueira são os principais itens das áreas de lazer. Mas os internautas demonstraram mais um interesse: quadras de esporte. Ter uma quadra significa garantir momentos de descontração com a família, manter o corpo em forma e valorizar o imóvel. Se o seu quintal tem espaço, pense nisso. Para jogos simples, basta uma quadra de 15 x 4 m. Uma quadra de squash pede ainda menos do que isso: 10 x 6,4 m. As escolhas dependem, claro, da modalidade esportiva que você pretende exercer. Abaixo, algumas orientações.

 

Terreno

 

Caso ele precise de corte, o solo deverá ser bem compactado com rolo pequeno. Já as áreas aterradas exigem a compactação feita por máquinas mais pesadas, como o trator de esteira. Se o aterro não ficar bem feito, no futuro você encontrará trincas e ondulações no piso da quadra.

 

Umidade e impermeabilização

 

Especialistas em impermeabilização e drenagem devem ser consultados. Eles vão garantir que não haja infiltração e que não se formem poças d’água após pancadas de chuva. Com exceção da quadra de piso modular e saibro, que já são autodrenante, as demais têm piso impermeável. Essa característica obriga que a superfície da quadra tenha 1 cm de caimento para todos os lados, de modo a escoar mais rapidamente as águas pluviais, evitando a formação de poças. Para os lotes situados em vales ou áreas baixas, o melhor é fazer uma vala de 30 cm de largura com 1 m de profundidade ao redor da quadra, numa distância de 50 cm. Essa vala tem a função de captar as águas da chuva. Ela deve ser revestida com argamassa de cimento e areia e ter embutida, no fundo, uma meia canaleta de escoamento, com largura entre 15 e 30 cm, conforme a declividade da área, e saída para a rede de esgoto.

 

Cobertura e iluminação

 

As quadras descobertas devem ser posicionadas no eixo norte-sul, evitando que a luz do sol ofusque os olhos dos jogadores. A iluminação artificial adequada varia conforme a área. O cálculo exato, feito com a ajuda de um aparelho chamado fotômetro, pede a presença de um especialista. Um projeto simples de uma quadra poliesportiva precisa de 8 luminárias dispostas em quatro postes, situados nos vértices da quadra, e com altura variando entre 6 e 8 metros. As lâmpadas são as de mercúrio de alta pressão e 400 W de potência. Para as partidas de tênis, o número de luminárias passa para 16 – quatro em cada poste.

 

Alambrado

 

Se a quadra está muito próxima da sua casa ou de vizinhos, o alambrado é indispensável. Da mesma forma que os muros, eles nunca podem estar a menos de 2 metros da quadra. Suas formas e medidas dependem dos esportes praticados na área. No caso do tênis, o alambrado dos fundos deve ter 4 m de altura; nas laterais, basta 1 m. Para as poliesportivas, ele precisa circundar toda a quadra e ter 4 metros de altura.

 

Para cada esporte, um tipo de piso

 

A quadra adequada ao esporte que se pratica aumenta o rendimento dos jogadores e diminui o desgaste das bolas e calçados. A textura do acabamento também interfere no desenrolar da partida: se o piso é áspero, a bola tem pique lento; já se for liso, o pique é rápido. Por essas razões, cada esporte tem uma superfície apropriada.

 

FUTURA SPORTS TEM O PISO OFICIAL DO FUTSAL CATARINENSE!

 

Sabia que nosso piso modular esportivo ARENA INDOOR é o piso oficial do Futsal Catarinense?

A qualidade pode ser comprovada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) sendo o piso usado nos jogos usados pela seleção em todo o território nacional, qualidade também reconhecida pela Liga Nacional de Futsal (LNF) tendo o mesmo instalado em duas das maiores arenas do país como a Arena Sorocaba em São Paulo e também na Arena Jaraguá em Santa Catarina. Atualmente somos o piso oficial da Federação Catarinense de Futsal de Salão (FCFS).

 

Seja escola, condomínio ou um clube o piso oficial do Futsal Catarinense pode ser colocado na sua cidade, é só entrar em contato com a gente, que garantimos a excelência! Clique aqui!

 

 

Fonte: https://casa.abril.com.br/