Playground: Normas para dar mais segurança às brincadeiras

A comissão formada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos), entidades oficiais, laboratórios de testes, fabricantes e fornecedores definiu os padrões de segurança para playground através da NBR 16.071. O objetivo é auxiliar fabricantes e usuários a compreenderem melhor os requisitos mínimos de segurança nos playgrounds, entre outros.

 

Segundo o arqui teto Fábio Namiki, coordenador do Comitê de Segurança de Playgrounds da ABNT, a comissão procurou reorganizar a apresentação e facilitar o entendimento das diretrizes, entre elas, os requisitos de segurança para a fabricação do brinquedo; os ensaios necessários em laboratório; os pisos amortecedores de impacto; as normas de implantação do playground; os procedimentos para os instaladores; e, finalmente, normas de uso e de manutenção dos brinquedos. Namiki ressalta que a nova norma traz ainda, de maneira mais clara e objetiva, a recomendação para que os responsáveis pelos playgrounds tenham um livro permanente de registro de ocorrências, façam inspeções mensais e providenciem laudos técnicos anuais por um especialista. Manutenção e Segurança O arquiteto lembra que a norma não é obrigatória, mas adverte que as orientações devem ser cumpridas rigorosamente. “É recomendada uma vistoria diária pelo agente da comunidade, o zelador ou mesmo uma mãe. É uma inspeção que visa identificar pequenas avarias ou irregularidades que qualquer pessoa pode prever. A cada seis meses deve haver uma vistoria técnica, observando as estruturas, entre outros pontos. Anualmente deve-se realizar uma vistoria com responsabilidade técnica, verificando-se todos os requisitos de segurança listados na norma”, destaca o arquiteto.

Tânia Azoubel, síndica em 2º mandato consecutivo do Edifício Athenas Garden, localizado na zona Sul de São Paulo, fala com orgulho sobre os cuidados que dispensa à manutenção do playground do condomínio residencial em que mora: “Eles são diários. É feita a limpeza geral dos brinquedos, bancos, grama e pedras já existentes. Infelizmente não tínhamos um playground e sim um espaço livre que durante anos ficou sem a função deste lazer. Hoje é muito gratificante ver as crianças brincarem e receber o reconhecimento por parte dos pais”.

Playground: pisos

Um playground seguro e que promova o desenvolvimento e a diversão das crianças não é feito apenas por brinquedos. O piso instalado no local é fundamental para que todos se divirtam em segurança. Pedras, cimentos e cerâmica, nem pensar.

A arquiteta Mara Cabral explica que além de absorver impactos, o piso deve ser antiderrapante e não ser tóxico para o usuário, nem para o meio ambiente. Mara também alerta para a importância de planejar brinquedo e piso simultaneamente. “Muitas vezes o brinquedo está contido no próprio piso, como é o caso da amarelinha, caracol ou outra paginação lúdica. Como regra geral, primeiro define-se o espaço de implantação do playground, os equipamentos e a circulação dos usuários. Se os equipamentos forem somente apoiados sobre o piso, ele pode ser instalado antes. Se os equipamentos forem chumbados ou fixados no solo, o piso entra por último, recortando as bases de fixação, como se faz nos carpetes.”

 

E COMO ESCOLHER O MELHOR PISO PARA O PARQUINHO?

 

As brincadeiras e as atividades ao ar livre das crianças ganham ainda mais vida com os pisos modulares recreativos. Uma superfície lúdica e segura, desenvolvida para recreação de crianças de todas as idades. Fácil de instalar e adaptável para todos os tipos de espaço. Na busca de uma superfície adequada que permita recreação e prática esportiva, de crianças a adultos, nasceu a linha PLAYMATCH, piso que atende as normas da ABNT NBR 16071-3!

Produtos ecologicamente responsáveis, desenvolvidos para a realização de atividades recreativas de todos os níveis, quer sejam competição ou mera brincadeira, ao ar livre e em harmonia com a natureza, conheça mais em nosso site!

Seja condomínio ou um clube esse piso com 10 anos de garantia pode ser colocado na sua cidade, é só entrar em contato com a gente, que garantimos a excelência! Clique aqui!

 

 

Fonte: http://www.sindicocerto.com.br/materias_playgrounds.htm