Pisos de playground: Diversidade favorece escolha dos síndicos

Os síndicos dispõem de ampla variedade de pisos para as áreas de playground dos condomínios, que inclui dos mais convencionais, como a grama natural ou sintética, aos emborrachados ecológicos. A dica é providenciar antes um projeto arquitetônico que harmonize os elementos com o espaço, observa Wenceslao Napolitano, engenheiro civil e designer com longa atuação na área de parques, jardins e montagem de áreas de recreação. Outra orientação essencial é que a escolha seja compatível com a NBR 16.071/2012, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), principalmente em relação aos quesitos de absorção de impacto, completa.

Essa questão depende de uma correlação que se faz entre a altura do brinquedo, além do HIC (head injury criterion ou critério de traumatismo craniano) previsto para uma eventual queda, e as especificações do piso (espessura, composição e densidade). O ideal, aconselha o engenheiro, é buscar um fabricante que ofereça pisos certificados, testados em laboratório, em conformidade com a norma da ABNT. “Todos os pisos têm seus prós e contras, até a areia pode ser utilizada, mas ela não é acessível; assim, é preciso analisar o perfil da demanda, do uso do espaço.” Wenceslao diz que os condomínios podem escolher até mesmo a combinação entre diferentes materiais para criar um ambiente agradável, seguro e funcional à recreação.

Além disso, “a especificação correta do piso é condição indispensável para garantir um bom isolamento térmico e acústico, a drenagem necessária e o conforto, além de permitir acessibilidade adequada às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida”, afirma, por sua vez, a arquiteta Helena Quintana. Quanto às quedas, em uma espessura entre 20 e 40 mm, o piso poderá “amortecer em 60% os impactos, considerando alturas de até 1,70 metros”, exemplifica.

Segundo Helena, os pisos emborrachados ecológicos costumam oferecer essas propriedades (a serem conferidas junto aos fabricantes e/ou fornecedores). Além do amortecimento de impacto, muitos deles apresentam “extensa gama de cores e formas, são produzidos por pigmentos orgânicos e atóxicos, são resistentes e antiderrapantes, de fácil limpeza (exigem apenas água e sabão) e não acumulam resíduos”, enumera. […]

 

E COMO ESCOLHER O MELHOR PISO PARA O PLAYGROUND?

 

As brincadeiras e as atividades ao ar livre das crianças ganham ainda mais vida com os pisos modulares recreativos. Uma superfície lúdica e segura, desenvolvida para recreação de crianças de todas as idades. Fácil de instalar e adaptável para todos os tipos de espaço. Na busca de uma superfície adequada que permita recreação e prática esportiva, de crianças a adultos, nasceu a linha PLAYMATCH, piso que atende a ABNT NBR 16071-3!

Produtos ecologicamente responsáveis, desenvolvidos para a realização de atividades recreativas de todos os níveis, quer sejam competição ou mera brincadeira, ao ar livre e em harmonia com a natureza, conheça mais em nosso site!

Seja condomínio ou um clube esse piso com 10 anos de garantia pode ser colocado na sua cidade, é só entrar em contato com a gente, que garantimos a excelência! Clique aqui!

 

 

Matéria Completa: http://www.direcionalcondominios.com.br/sindicos/materias/item/1942-pisos-de-playground-diversidade-favorece-escolha-dos-sindicos.html