O verdadeiro objetivo de um parque infantil

Já fomos crianças um dia e, se você foi uma que teve a chance de brincar em um parque infantil, por mais simples que eles tenham sido, deve ter boas lembranças na memória.

Afinal, geralmente é lá que a gente faz as primeiras amizades, toma os primeiros banhos de sol, tem contato com a natureza e se aventura nos brinquedos.

Por esses motivos é que os pais da atualidade e os diretores das escolas devem preservar essa tradição de instalarem playgrounds infantis e estimularem uma infância saudável para os pequenos.

Quer saber mais um objetivo de um parque infantil? Separamos outros 4! Confira:

 

1. O objetivo de um parque infantil é contribuir com uma infância feliz

 

Simples assim. Como dissemos na introdução, as brincadeiras no playground – seja ele instalado na pracinha da cidade, no condomínio ou na quadra da escola –, contribuem para uma infância feliz.

Isso porque nessa fase as crianças começam a descobrir o mundo lá fora e a construir as primeiras impressões sobre ele. E nada melhor do que esse primeiro contato seja de forma lúdica e repleta de uma aventura segura, não é mesmo?

 

2. O parque infantil estimula a saúde física e psicológica

 

Em relação aos benefícios para o corpo e a mente deles, o parque infantil:

  • Auxilia na concentração e na criatividade;
  • Ajuda no processo de ativação da vitamina D no organismo (se o playground estiver ao ar livre), melhorando a Saúde e prevenindo doenças;
  • Auxilia na resolução de problemas;
  • Ajuda a desenvolver habilidades;
  • Dá mais autonomia e liberdade para os pequenos;
  • Ajuda no desenvolvimento motor.

 

3. O parque infantil também ajuda na socialização dos pequenos

 

Outro objetivo de um parque infantil é contribuir significativamente para a socialização das crianças, seja na escola, no condomínio, em praça pública ou em outros ambientes, como em restaurantes e shoppings que possuem esse serviço.

No playground, as crianças aprendem a importância de se dividir o espaço e os brinquedos, a respeitar a vez do colega e esperar o seu tempo para brincar. Com isso, elas desenvolvem a noção do que é o direito de cada um e aprendem a respeitar os limites e o espaço do outro.

Além disso, é uma ótima oportunidade para pais e professores observarem o comportamento das crianças e identificarem possíveis problemas que podem ser resolvidos quando elas ainda são pequenas, como o bullying, a falta ou o excesso de energia, problemas emocionais, etc.

 

Aliás, sobre o bullying, uma recente pesquisa revelou que um em casa 10 estudantes no Brasil é vítima frequente de bullying. Por isso, é tão importante utilizar ferramentas de estímulo ao respeito e à socialização, como é o caso de um parque infantil.

 

4. O parque infantil dá mais liberdade aos pais e responsáveis

 

Quando se fala no verdadeiro objetivo de um parque infantil, muitas vezes olhamos apenas pelo lado dos pequenos, que se divertem e aprendem ao mesmo tempo; mas também existe outro lado: o de proporcionar que os pais tenham momentos de tranquilidade.

Atualmente existem vários restaurantes, hotéis e shoppings que têm playground infantil em suas dependências e com uma equipe capacitada para cuidar dos pequenos – conceito conhecido como Kids Friendly.

Então, quando eles estão cheios de energia e os pais precisam de uma pausa para aproveitarem o ambiente e relaxarem, deixar os filhos no playground devidamente seguro e monitorado é uma boa opção. No final, todos se divertem!

Portanto, seja de madeira, de plástico, de ferro ou de madeira plástica, o importante é que o verdadeiro objetivo de um parque infantil seja cumprido: proporcionar uma infância saudável e divertida aos filhos, para que eles tenham boas recordações – assim como você.

 

Então, por onde começar?

 

  • Separe um tempo para brincar com seus filhos
  • Verifique se a escola deles possui um parque infantil
  • Se você mora em condomínio que ainda não tem um parque infantil, pode ser a chance de encaminhar para os vizinhos e para a administração.
  • Se o seu filho brinca no parque infantil da pracinha do bairro, verifique se ele está de acordo com as normas de segurança da ABNT.
  • Saiba como fazer um orçamento de pisos para playground infantil.
  • Divirtam-se juntos!

A Futura Sports também conta com toda a linha de pisos modulares certificados pela ABNT para proporcionar ainda mais segurança para seu playground!

Clique aqui e confira!

 

Adaptado: http://blog.aquarelaparques.com.br/verdadeiro-objetivo-de-parque-infantil/