A importância do playground para as crianças

Seja em praças públicas, em condomínios ou até mesmo nas escolas, o playground é o espaço onde as crianças podem interagir e aprender muito sobre convivência.

 

O playground faz parte da infância de muitas pessoas. Seja em praças públicas, em condomínios ou até mesmo nas escolas, ele é o espaço onde as crianças podem interagir e aprender muito sobre convivência. No entanto, os pais optam cada vez mais por deixar seus filhos brincando com equipamentos eletrônicos, o que muitas vezes privam os pequenos de terem uma convivência mais ativa e mais saudável com outras crianças.

Com a vida mais corrida dos pais se dividindo entre o trabalho e outras atividades, o caminho mais simples muitas vezes é tomado sem a discussão dos malefícios que uma vida mais reclusa e sedentária pode trazer para o desenvolvimento da criança.

 

Benefícios para as crianças

 

As brincadeiras em playgrounds contribuem para o aumento da qualidade de vida das crianças desde o momento em que toda rotina é organizada estrategicamente para que elas tenham esse tempo de lazer na companhia de um adulto responsável, geralmente seus pais, criando laços afetivos ainda mais fortes. Essa maior interação faz com que a criança se sinta mais protegida e importante.

Atividades físicas também são privilegiadas no playground, onde há normalmente a liberdade para correr, escalar, subir escadas, escorregar, entre outros exercícios que fazem os pequenos se movimentarem, gastando mais energia. Indiretamente, isso pode melhorar os hábitos alimentares ao estimular a fome e também melhorar o sono, já que houve um grande desgaste durante o dia.

A interação entre a criança e o ambiente também pode trazer benefícios para o seu crescimento como indivíduo. Afinal, permite que haja interação não apenas com as pessoas, mas também com o próprio meio que a cerca, estimulando até mesmo sua criatividade.

 

Como preparar a criança

 

Todo ambiente desconhecido pode gerar um estranhamento, principalmente para as pessoas de pouca idade. Para algumas crianças, lidar com o novo pode ser mais fácil, enquanto para outras isso pode parecer um pouco assustador no começo. O ideal é que o responsável esteja ao seu lado para estimular a brincadeira, mostrando que ela possui seu apoio e está em segurança. As roupas também devem ser apropriadas para o momento da brincadeira, assim como os calçados, oferecendo liberdade de movimentos e proteção.

 

Segurança certificada

 

Em 2012 uma comissão da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) realizou em conjunto com a ABRINQ (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) diversos testes de laboratório para revisar as normas de seguranças em vigência para os playgrounds. Assim surgiu a NBR 16.071, que revogava a NBR 14.350, ajudando os fabricantes de brinquedos a produzir itens com alta segurança para as crianças.

No momento de levar seu filho para brincar, fique atento às certificações dos itens que compõem os ambientes dos playgrounds. Isso garantirá mais diversão para a criança e mais tranquilidade para os responsáveis.

 

Então, por onde começar?

 

  • Separe um tempo para brincar com seus filhos
  • Verifique se o ambiente possui um parque infantil
  • Se você mora em condomínio que ainda não tem um parque infantil, pode ser a chance de encaminhar para os vizinhos e para a administração.
  • Se o seu filho brinca no parque infantil da pracinha do bairro, verifique se ele está de acordo com as normas de segurança da ABNT.
  • Saiba como fazer um orçamento de pisos para playground infantil.
  • Divirtam-se juntos!

A Futura Sports também conta com toda a linha de pisos modulares que atendem a ABNT para proporcionar ainda mais segurança para seu playground!

Seja condomínio ou um clube esse piso com 10 anos de garantia pode ser colocado na sua cidade, é só entrar em contato com a gente, que garantimos a excelência! Clique aqui!

 

 

Fonte: http://www.destaquesp.com/a-importancia-do-playground-para-as-criancas/